Tem-se hoje como princípio que, para a formação do profissional cidadão é imprescindível sua efetiva interação com a sociedade, seja para se situar historicamente, para se identificar culturalmente ou para referenciar sua formação com os problemas que um dia haverá de enfrentar.
A extensão, entendida como prática acadêmica que interliga a instituição de ensino, nas suas atividades de ensino e de pesquisa, com as demandas da maioria da população, possibilita a formação do profissional cidadão e se credencia, cada vez mais, junto à sociedade como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes.
Tendo em vista esta situação, objetiva-se mediante destes cursos:
a) Reafirmar a extensão como processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade.
b) Capacitar e reciclar o corpo docente, discente, pessoal técnico-administrativo, bem como toda a comunidade de um modo geral.
c) Dar prioridade às práticas de atividades voltadas ao atendimento de necessidades sociais emergentes, como as relacionadas com a área de educação, saúde, geração de emprego e ampliação da renda.
d) Enfatizar a utilização da tecnologia disponível para ampliar a oferta de oportunidades e melhorar a qualidade da educação.
e) Considerar as atividades voltadas para a produção e preservação cultural e artística como relevantes para o desenvolvimento local e regional.